Isola Boa Vista

A ilha de Boa Vista é ideal para umas férias relaxantes em meio à natureza e para os amantes do mar.

A ilha tem uma extensão de 31 km da extremidade norte (da Ponta Antônia) àquela sul, e 29 km da oeste a leste, para uma área total de 620 km²; é a terceira ilha do arquipélago em ordem de grandeza.

O território sofreu uma progressiva desertificação, realmente encontram-se duas áreas de deserto: o Deserto de Viana (arenoso) e o Deserto de Santo Tirso (tipo lunar). Em média, chove 72 horas por ano, geralmente em setembro.

Para os amantes de windsurf e kitesurf, os melhores meses são de fevereiro a abril, quando o vento ideal para esses tipos de desportos aquáticos é muito presente. O mês de setembro é aquele mais quente e menos agradável devido ao acúmulo de nuvens e de chuva.

O ponto mais elevado da ilha é o Monte Estância (387 m); entre os outros relevos, pode-se citar Santo Antônio e Monte Negro sobre os quais é possível fazer esplêndidas excursões acompanhadas por pastores locais.

Boa Vista era uma das ilhas menos populosas de Cabo Verde, mas a abertura do aeroporto internacional em 2007 desenvolveu de maneira exponencial o turismo. Realmente, está se tornando cada vez mais uma meta frequentada graças ao seu clima constante sem humidade, à sua estabilidade política e religiosa, mas também à breve distância, com voos diretos de cerca de 6 horas de toda a Europa.

O aeroporto se encontra a Rabil, a cerca de 7 km de Sal Rei, a principal cidade da Ilha. Sal Rei é caracterizada por uma praça central, circundada de casas coloniais. Essa belíssima e pitoresca praça é o ponto de referência do povo local e dos turistas. Ali se encontram bares, restaurantes, lojas de souvenires artesanatos e alimentares.

Há apenas 2 minutos da praça, para quem desejar fazer boas compras e viver um momento típico cabo-verdiano, encontra-se o mercado do peixe a visitar absolutamente pela manhã bem cedo. Atravessando as ruelas, chega-se à esplêndida praia de Estoril. O mar de cor turquesa, adequado principalmente às crianças, pois uma língua de terra interrompe as ondas, formando assim uma "piscina natural",

Ao longo da praia de Estoril existem diversos pontos de alimentação, distantes um do outro, com praia privativa, espreguiçadeira, guarda-sol típicos com teto de folha de banana, casas de banho e WC. A entrada é gratuita, se usufruir do restaurante ou do bar. A praia não é lotada, nem invadida por barcos ou lanchas. Na Boa Vista pode-se fazer banho o ano todo, graças às suas temperaturas constantes!

A poucos passos de Sal Rei encontra-se a belíssima e ainda pouco frequentada praia Cabral, formada por diversas pequenas baías, onde se está desenvolvendo também uma zona residencial que, segundo os projetos, será a ponta de diamante da ilha.

A ilha oferece várias possibilidades de excursões e atividades. De junho a agosto acontece a imperdível desova das tartarugas "Carretta carretta". Milhares de tartarugas chegam durante as horas noturnas para depor os seus ovos, uma experiência única que não se pode perder! Esse espetáculo é guiado por técnicos experientes, pois os ovos são protegidos. De março a maio pode-se admirar as baleias-jubartes que chegam para dar à luz. Pode-se observar de perto com barcos ou catamarãs.

Durante o dia, além de dedicar-se ao mar e completo relax, para quem ama a aventura, é possível fazer excursões em quad, para uma jornada de pura diversão entre a areia e as dunas.

Para além, Boa Vista é uma das metas mais ambicionadas para a pesca em Alto-mar e de Praia. Em alto-mar pode-se pescar atum, dourado do mar, barracuda, lírio, marlim e se tiver sorte, pode pegar um tubarão.

A 40 minutos de Sal Rei se encontra a imponente praia de Santa Mónica que se estende por bem 18 km. Outra meta ambicionada para excursões em quad, a pé ou para a pesca de praia, onde pode-se pescar calafates, carpas, barbos, etc.

Para viver melhor tudo o que está descrito e descobrir a beleza dessa fantástica ilha, aconselhamos hospedar-se em pensões ou apartamentos equipados com todos os confortos, que podem ser alugados semanalmente. Seria um pecado isolar-se em um resort, que ficam longe da cidade e das suas praias diretamente expostas ao mar aberto.